Serie: Busca pela paz 5- Vencendo a preocupação

A preocupação pode ser descrita como um sofrimento antecipado em relação a coisas que nós acreditamos que pode acontecer e que talvez não aconteça .

Escolhi esse assunto pois as preocupações com nossa rotina de trabalho , estudos , família  etc  podem atacar nossa qualidade de vida e roubar nossa paz, além de causar estresse e ansiedade, e afetar a nossa saúde física , fazendo perder o sono e sentir dores de cabeça entre outros sintomas .

Existe a “Boa preocupação “ , que é quando por exemplo nos preocupamos em chegar no horário no trabalho , ou quando passamos a comer coisas saudáveis por se preocupar com nosso corpo , mais hoje gostaria de falar sobre a preocupação excessiva que perturba e sufoca nossa qualidade de vida

A preocupação pode conduzir suas atitudes

A preocupação começa com um pensamento bobo, e esse pensamento de preocupação vai crescendo e tomando proporção, e a nossa mente amplia e essa preocupação se torna em um medo real esse medo logo se transforma em pavor e  quando a gente menos espera passamos a ter atitudes, totalmente desproporcional como um grande elefante com medo de um pequeno rato .

23154600507295

Vamos tomar como exemplo
Um  casal de namorados , onde o rapaz apesar de não demonstrar tem uma leve preocupação sobre a sua aparência  ,pensa consigo mesmo , que não é  bom o suficiente para a sua bela namorada.
Puxa é uma preocupação tão boba não é?

Eles decidem caminhar junto por um parque e logo a frente  se sentam em um banco, e nesse momento passa na frente deles um homem “atraente” , e por acaso a garota da uma olhada , nesse momento aquela preocupação boba vem a mente do rapaz que começa a se comparar com aquela pessoa ,

“Não acredito ela não esta vendo que eu estou aqui, que falta de respeito .“

E ai muitas vezes começa longas discutições  regados de cara emburrada , e em alguns casos até agressões ,

Percebe que uma preocupação aparentemente boba faz com que a pessoa tenha uma atitude desproporcional ?

Certa vez assaltaram a casa de um conhecido nosso, levaram praticamente tudo o que tinha de valor.
Pouco tempo depois  o nosso conhecido comprou cadeados e grades para proteger a casa e cada dia que passava pudemos perceber  sua obsessão por segurança   , um longo tempo depois disso o seu filho  de cinco anos mais ou menos chegou com um desenho de uma casa , com cadeados desenhados nas  portas e janelas .

A preocupação dele era por causa de um perigo real , porém não importa se a preocupação tem fundamento ou não a questão é que ela só é útil quando nos alerta sobre algo mais quando passa a nos escravizar então deixa de trazer benefícios .

Já ouvi falar de pessoas que se suicidaram por um motivo aparentemente bobo , bobo para quem não entende que quando uma pessoa não consegue ver saída não importa se o problema seja do tamanho de um grão de arroz , ele soa como um grande monstro , e ai naquele momento de loucura de não ver saída , acaba acontecendo o pior , a pessoa não teve a oportunidade de gerenciar suas emoções e romper aquela prisão de pensamentos .

Seu cansaço pode estar manipulando você

tumblr_laagz1xq0v1qbc9sco1_400

Existem momentos também, que não temos motivos graves  aparentes para nos preocupar, estamos tranquilos e esta tudo normal, e de repente começa a deslanchar pensamentos e mais pensamento , e logo nossa paz e tranquilidade se transforma em confusão .
Quando eu estava no ensino médio eu tinha um emprego  muito puxado  , e na parte da tarde quando voltava caminhando para casa , costumava ficar muito deprimida , melancólica e começava a questionar a vida e vinham muitas preocupações em minha mente .

Depois de uns meses nessa rotina de todo dia no mesmo horário sentir aquela melancolia  eu comecei a perceber, que nesses momentos por estar cansada eu permitia que minha mente me atacasse com varias preocupações e aquela velha auto-piedade.

Nos próximos dias voltando pra casa naquela mesma situação de frustração e preocupação eu disse a mim mesma,

“Não vou cair nessa de novo, só preciso de um banho tranquilo e um  bom período de descanso .”

Só o fato de eu ter dito isso a mim mesma e de ter em mente que  , quando estou cansada tenho a tendência de ficar desanimada , deprimida e preocupada , fez com que eu parasse de cair na armadilha da preocupação.

Percebe que o meu cansaço estava me manipulando ?

 

Rejeitando e Rebatendo  preocupação

Ainda que até aqui não tenha entendido nada  que escrevi , se você entender que
“se quiser a preocupação não terá forças sobre você!”
 , já será mais que  o bastante !

tumblr_lde8eaBUP81qett3ao1_500_large

Diga o fraco: “Sou um guerreiro! ”
(Joel 3:10 )

Os passos que podem te livrar das garras da preocupação pode parecer simples mais é eficaz ,

  • 1 : Procure observar os momentos que te fazem sentir assim .

Pergunte a você mesmo :

a) Qual seu maior medo ?
Considere que a nossa mente insiste em nos limitar no Sempre e no Nunca ,e você pode ler sobre isso clicando aqui .

B) Como esse medo que pode ate parecer bobo tem feito você tomar atitudes desproporcionais?

  • 2:  Rejeite”e “Rebata “ elas quando decidirem aparecer .

Rejeite
o-que-fazer-quando-seu-ficante-passa-a-te-ignorar_thumb
Se alguém quiser te dar um presente e você não aceitar , ele não será seu , se você tiver uma herança e não aceitar receber , mesmo sendo herança ela não será sua. Por isso rejeite pensamentos que te fazem mal , não os aceite de forma alguma .  Lembre-se se preocupar é inútil , se ela te paralisar  .

Rebata
0000006275

Como fazemos para matar um inimigo que não podemos tocar e que mantemos preso dentro de nos? , Matamos ele de fome , então não alimente a preocupação ,pois a preocupação não pode resolver o problema , rebata ela com ideias de soluções

Maís como?

Falando consigo mesmo ! Não precisa ser em voz alta rs

No meu relato acima eu precisei conversar comigo mesma e Rejeitar e Rebater uma preocupação mais ou menos assim:

Rejeito : Carol chega ! Lembra que isso e uma armadilha .
Rebato : Minha vida não é ruim só preciso tomar um banho e descansar.

Lembre se :

A preocupação pode fazer com que você tenha atitudes desproporcionais .

Se preocupar não vai resolver o problema .

Não deixe ser cansaço te manipular

Se quiser a preocupação não terá forças sobre você!

Deve existir alguma saída , mesmo que eu não esteja enxergando agora .

Talvez uma coisa ou outra mude mais a vida vai prosseguir .

Hoje  te encorajo a Rejeitar e Rebater preocupações que te fazem sentir atordoado ou e perturbado .

Até o próximo Post

A paz

Charlotte A.C.

 

Deixe um comentário

